Cápsulas de Bronzeamento - Técnica de Bronzeamento Artificial

Cápsulas de Bronzeamento Artificial

Cápsulas de Bronzeamento

Cápsulas de Bronzeamento Artificial

A evolução dos métodos de bronzeamento têm resultado numa série de técnicas que vão desde o bronzeamento por métodos mais complexos, como é o caso do solário, a métodos mais comuns como a utilização de um autobronzeador. Mais recentemente, assistimos á chegada do jet bronze e das cápsulas de bronzeamento (ou comprimidos).

O bronzeamento da pele pode, assim, ser conseguido por exposição ao sol ou através do uso de diversas técnicas que se inserem no bronzeamento artificial.

O bronzeamento natural acontece quando os raios ultravioletas, provenientes do sol, entram em contato com pele promovendo a produção de melanina. Estas são  células de defesa da pele e as responsáveis pela sua pigmentação. Os raios solares têm uma ação de agressão o que desencadeia uma resposta do organismo. Essa resposta é dada através de um aumento de produção de melanina, provocando assim um escurecimento da pele.

A ação dos raios solares podem trazer aspectos menos positivos a sua pele. Um excesso de exposição solar pode provocar manchas e o envelhecimento precoce da mesma, assim como lesões pré-cancerosas.

Durante muito tempo esta foi, no entanto, a forma existente para conseguir um bonito bronzeado.

As técnicas de bronzeamento artificial são muito utilizadas por aqueles que desejam manter o aspecto bronzeado ao longo de todo o ano. Esta possibilidade confere uma vantagem bem “pesada” a estas técnicas. Porém, o uso de técnicas artificiais para obter um belo bronze podem trazer problemas no que concerne à saúde da pele, especialmente quando as recomendações e cuidados com a sua utilização não se cumprem.

De uma forma sintetizada vamos rever algumas características destas técnicas. Assim, o bronzeamento artificial pode ser feito basicamente através de: solários, jet bronze, uso de autobronzeador e cápsulas de bronzeamento (ou comprimidos).

Solários

O solário é um dos métodos que mais adeptos reúne, especialmente pelo facto de permitir um bronzeamento muito rápido e com durabilidade. As câmaras de bronzeamento são cabines que emitem raios UVA e em maior quantidade de UVB  o que evita as queimaduras e faz com que o bronzeado surja rapidamente. Na utilização desta técnica artificial de bronzeamento é muito importante controlar o tempo de exposição, da duração dos intervalo entre as exposições e da intensidade dos raios . Uma má utilização dos solários pode causar vermelhidão e lesões à pele, envelhecimento antecipado e até cancro de pele.

Jet bronze

O jet bronze é uma técnica de bronzeamento que consiste na aplicação de um produto auto bronzeador em todo o corpo através de uma pistola de ar comprimido. O produto aplicado contém o mesmo princípio activo utilizado nos cremes auto bronzeadores, o DHA – dihidroxiacetona, que permite um tom bronzeado e uniforme ao seu corpo. É um método simples, rápido e de custo acessível.

Cremes Autobronzeadores

Estes continuam a ser os produtos preferidos dos portugueses na missão pela busca de um bronzeado atraente. O seu sucesso junto das pessoas resulta da eficácia, que de um modo geral estes oferecem. Com o desenvolvimento destes produtos, foi-lhes dado uma boa capacidade hidratante e uma maior fluidez que permite uma cor mais uniforme.

Cápsulas Bronzeamento

Mais recentemente surgiram no mercado as cápsulas  de bronzeamento naturais que proporcionam o escurecimento da pele. Estes podem dar a muitas pessoas um bom bronzeado, sem haver necessidade de sujar as mãos na aplicação de auto bronzeador ou investimentos maiores em sessões de solários.

Estes comprimidos estão em franca expansão no mercado, verifica-se uma enorme procura, nomeadamente dos que têm uma constituição mais natural e com menos químicos. Esta escolha deve-se provavelmente à busca cada vez mais intensa de uma vida saudável. O baixo custo monetário destes comprimidos quando comparado a outras técnicas de bronzeamento pode ser mais uma justificação para a sua elevada procura.

A maioria destes comprimidos são feitos à base de aminoácidos, que têm como função estimular a produção da melanina, proporcionando o escurecimento da pele. Geralmente, na sua composição encontram-se produtos como o betacaroteno, derivado da cenoura, e vitaminas. Há ainda os que são feitos de aminoácidos sintéticos, como aliás já foi referido. Quer num caso quer em outro o seu modo de acção é igual, ambos têm como objectivo fazer com que a produção de melanina aumente, sendo por isso necessário uma menor exposição ao sol. Os seus constituintes promovem o aparecimento de uma cor dourada de forma bem mais rápida do que aquela que se conseguem após longas horas de exposição solar.

Estas cápsulas de bronzeamento podem ser encontrados em farmácias ou em lojas especializadas.

Conclusão

As cápsulas de bronzeamento são uma boa opção para quem está preocupado com o envelhecimento precoce da pele, provocado pela exposição solar ao sol. São uma boa opção, especialmente, para pessoas que têm uma pele muito clara e um grau muito baixo de tolerância à exposição solar e para aqueles que, por um ou outro motivo, têm necessariamente de ter um cuidado redobrado com a exposição aos raios solares.

É importante ter em atenção que estas cápsulas de bronzeamento não proporcionam uma protecção ao sol, não substituindo por isso o uso de protector solar. Um outro aspecto a ter em atenção, apesar de este tipo de cápsulas/ comprimidos não terem contra-indicações, não é aconselhável abusar no seu consumo.

Comentários recentes...