Cuidados com a Pele após o Bronzeamento!

Cuidados com a Pele após o Bronzeamento

Cuidados com a Pele após o Bronzeamento

Cuidados com a Pele após o Bronzeamento

Durante o verão, a pele fica mais exposta à radiação solar podendo sofrer algumas alterações, especialmente quando a busca de um bronzeado perfeito nos impede de evitar risco inerentes à exposição solar e de tomar os devidos cuidados com a pele. A marca das idas à praia, da exposição ao calor, ao sol e a falta de precauções específicas podem trazer efeitos secundários lesivos.

Estes efeitos podem ser agrupados em três grandes grupos:

Desidratação da pele

Causada pela exposição ao calor e pela deficitária ingestão de água, a desidratação manifesta-se fisicamente pelo ressequir da pele.

Acumulação de impurezas na pele

As  elevadas temperaturas do verão fazem com que a produção de suor seja mais evidente, criando um excesso de oleosidade que pode obstruir os poros da pele.

A pele oleosa pode ainda potenciar o aparecimento de borbulhas e até acne, por isso é recomendável o uso de um protector solar para pele oleosa que na sua constituição tenha “oil free”. Este componente estará não só a proteger a sua pele da acção solar, mas também a prevenir que o excesso de oleosidade apareça.

Aparecimento de manchas na pele

O terceiro grupo de factores resultantes da exposição ao sol está directamente relacionado com o aparecimento de manchas na pele. Estas podem-se manifestar de variadas formas, podendo ir do simples vermelhidão pela falta de uso ou utilização incorrecta de protector solar, a imperfeições relacionadas com o envelhecimento precoce da pele como pequenas veias dilatadas, rugas e flacidez.

Embora existam já diversos tratamentos estéticos para corrigir o aparecimento de alguns destes problemas de pele, o melhor mesmo será enveredar pela prevenção, que começa com dois gestos básicos: o uso de um bom protector solar e de um creme pós solar de qualidade.

Os efeitos positivos dos cremes usados após a exposição ao sol são múltiplos,  estes combatem essencialmente os aspectos negativos  falados anteriormente, assim ao usá-los estará a evitar a desidratação, a acumulação de impurezas na pele e a prevenir o aparecimento de um envelhecimento precoce com consequentes manchas e alterações visíveis. Além de tudo isso estará igualmente a agir no sentido de prolongar o seu bronzeado de forma saudável.

Há ainda uma série de outros cuidados que deve manter como rotina após exposição ao sol, que trarão benefícios variados à manutenção saudável da pele.

Que cuidados pós solares se devem ter com a pele?

Cuidados com os banhos

Um dos aspectos fulcrais a reter quando falamos de banhos tem haver com a temperatura da água. Uma elevada temperatura da água contribui para um aumento da diminuição da oleosidade da pele e consequentemente para uma pele mais ressequida. O ideal para manter o equilíbrio da sua pele é utilizar água morna durante os banhos. Um outro aspecto de carácter relevante, relacionado com este tema, prende-se  com a escolha correta do sabonete. Este deve ajudar a diminuir a sensação de calor que a pele guarda após a exposição ao sol, devendo por isso ser de ph neutro como são, por exemplo, os sabonetes de glicerina.  Um outra boa escolha é optar pelo uso de sabonetes líquidos, uma vez que estes são menos agressivos.  Proibido, durante os banhos pós solares, é a esfoliação profunda, pois pode danificar ainda mais a camada de proteção natural da pele.

Cuidados de Hidratação

A hidratação é certamente o mais importante dos cuidados pós exposição solar.É substancialmente importante que  após o banho use um bom hidratante, pois a pele estará mais receptiva à absorção do produto nessa altura. No entanto, deve ter em consideração os constituintes do hidratante que usa, sendo que os mais indicados são os que na sua formação apresentam extratos de aloé vera ou camomila. Estes constituintes trarão ao seu hidratante a capacidade de aliviar a sensação de calor ou ardor na pele, além de contribuírem para uma melhor hidratação da mesma.

Cuidados com o rosto

Pela grande exposição solar que o rosto sofre, esta é muitas vezes a parte do corpo mais afetada durante o verão.

Usar um bom hidratante e um bom protector solar todos os dias, mesmo quando não vai à praia, é um excelente passo para proteger a sua face das marcas da exposição ao sol.

Após as idas à praia ou piscina, e no sentido de aumentar a hidratação da pele do rosto, pode ainda usar uma máscara facial. Essa máscara deverá ter como constituinte o mel que é um excelente hidratante, ou o colagénio que trará uma nova vitalidade e um aspeto mais saudável a sua pele.

São importantes  todos estes cuidados com a pele no sentido de a regenerar, de prolongar o bronzeado e de evitar o efeito de pele a esfolar, do qual todos fugimos.

Para quem não consegue manter um bronzeado bonito durante várias semanas, existem já no mercado uma série de produtos cuja função é auxiliar o prolongamento da pele morena. Os cremes after sun, divulgados por variadas marcas, ajudam a manter a pele bronzeada além de terem também uma boa capacidade de hidratação, logo prestam um grande apoio na manutenção dos  cuidados com a pele. A grande diferença entre um hidratante e um after sun é o facto de que nos cremes pós solares existe um reforço das componentes hidratantes com efeitos calmantes e de substâncias antioxidantes, como é o caso da vitamina C e E. Estes podem ainda ter na sua composição  uma boa percentagem de água termal, que é  enriquecida por uma  grande concentração mineral que lhe confere um maior poder hidratante,  além de nutrir e ajudar a proteger a pele de factores externos como a poluição.

Além disso, os after sun possuem uma capacidade de prolongar o bronzeado que lhes é atribuída pela inserção na sua composição de ingredientes que possibilitam o aumento da produção do pigmento bronzeador natural da pele – a melanina.

Para lá da utilização deste tipo de cremes pode ainda incluir na sua dieta diária alimentos que ajudam a manter o bronzeado. Vegetais como a cenoura, o tomate, a abóbora, a beterraba,os brócolos,os espinafres, a couve, o agrião, a batata-doce e o pimento vermelho, e de  frutas diversas das quais podemos destacar o limão, a  laranja, o kiwi, o morango, o melão, a melancia, a manga, o pêssego, a papaia e o abacaxi são alguns dos alimentos obrigatórios para alcançar o bronzeado perfeito por um tempo mais prolongado.

Comentários recentes...