Bronzeamento e a Gravidez: riscos, recomendações e cuidados

O Bronzeamento e a Gravidez

O Bronzeamento e a Gravidez

O Bronzeamento e a Gravidez

bronzeamento é para muitos o maior desejo de verão e para os especialistas no cuidado com a pele, um acto que merece cuidados reforçados.

Na verdade, esta questão continua a levantar muitas dúvidas para as mulheres que gostam de ver o seu corpo moreno para além do verão, sendo as interrogações maiores e mais persistentes, para as que se encontram a viver uma gravidez. Para estas o bronzeamento surge com um mar de dúvidas e alguns receios.

Será que tomando os devidos cuidados, uma grávida pode expor-se ao sol? Será que as radiações ultra violeta de um solário podem trazer consequências negativas ao desenvolvimento do feto? Os cremes autobronzeadores podem ser prejudiciais à gravidez?

As respostas para tantas questões nem sempre são consensuais, no entanto, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o bronzeamento e a gravidez!

Será que o bronzeamento natural prejudica de algum modo o bebé?

Esta é  talvez a grande questão e para a qual existe uma diversidade de respostas, no entanto podemos refletir sobre  uma série de aspetos que estão implícitos à gravidez, e que de algum modo podem servir para encontrar algum consenso.

É de conhecimento comum que durante o período de gravidez a mulher sente maior sensibilidade ao calor devido ao metabolismo acelerado, é aconselhável por isso e para evitar situações de desidratação ou super aquecimento, que ela evite situações que o potencializem. Logo a exposição ao sol dever ser extremamente cuidada.

Por outro lado no período de gravidez a pele da mulher fica mais sensível e até mais sujeita a queimaduras. Com o aumento da produção de estrogénio e do hormônio melanocítico que acelera o bronzeamento da pele há que redobrar o cuidado com a protecção solar.

Durante a gravidez algumas mulheres desenvolvem cloasma, ou seja descoloração da pele, que quando sujeita à exposição solar ou a outras técnicas de bronzeamento, se pode tornar mais evidente.

Um dos aspectos negativos relativamente ao bronzeamento durante a gravidez é que a exposição em excesso ao sol pode diminuir o nível de ácido fólico no organismo da mãe. Esta diminuição pode conduzir a ocorrência de problemas ligados à espinha bífida,  que se manifesta por ausência do fecho completo do tubo neural na criança.

Por tudo isto é aconselhável que a exposição aos raios ultra violetas seja feita de forma cuidada, com aplicação de protetor solar, durante períodos de tempo bem reduzidos e em horários em que a incidência dos raios seja menor.

Que riscos podem as técnicas de bronzeamento artificial trazer a uma grávida?

As técnicas de bronzeamento artificial são variadas, vão desde os solários, ao jet bronze passando pelo uso de autobronzeador. Os solários, cujo processo de bronzeamento é efectuado de forma diferente, são considerados o método mais “agressivo”, quando comparado com as outras duas técnicas de bronzeamento acima referidas.

Tal como no bronzeamento natural, nos solários a pele é sujeita a emissão de radiações ultravioleta. As questões do super aquecimento, da redução de ácido fólico e o aparecimento de manchas na pele podem verificar-se nesta situação também. Logo além dos riscos que o solário implica para todos os utilizadores, quando não  usado de forma cuidada, acrescem os três referidos anteriormente na situação de gravidez.

O “jet bronze” tem contra indicações para mulheres grávidas?

No que concerne a utilização do “Jet Bronze” é de realçar que esta técnica usa no processo de bronzeamento uma substância não tóxica, que contém como princípio activo  a dihidroxiacetona. Esta em contacto com a pele reage com a queratina levando ao seu escurecimento.  Como a  substância não é absorvida pelo organismo, não há contraindicações no uso desta técnica, mesmo para grávidas.

Depois de recorrer a esta técnica de bronzeamento, há quem defenda que também na gravidez, as mulheres poderão recorrer a cremes que possuem eritrulose na sua constituição, aumentando ainda mais a durabilidade da cor obtida. No entanto, é aconselhável questionar o seu médico antes de iniciar as sessões de jet bronze.

Podem ser usados sem restrições autobronzeadores durante a gravidez?

Embora a questão sobre este assunto não seja unânime, sabemos que os autobronzeadores, são cremes com dihidroxiacetona, substância que em contacto com a pele provoca uma reacção química, escurecendo-a. A reacção química é a responsável pela pigmentação da camada mais externa da pele, obtendo-se assim uma cor semelhante à do bronzeamento natural.  Algumas loções bronzeadoras têm como constituinte a vitamina A, que é absorvida com grande facilmente pela pele, o excesso desta vitamina pode causar deformidades ósseas no feto em crescimento. Quando usadas nas quantidades certas e tendo em conta a sua constituição a maioria das loções de autobronzeamento não trarão nenhuma contra indicação. No entanto, às alterações hormonais potenciadas pela gravidez podem trazer por si só manchas a sua pele, sendo por isso aconselhável consultar o seu médico antes de usar qualquer creme autobronzeador.

É de conhecimento comum que a gravidez é uma fase de grandes alterações, quer a nível físico quer a nível emocional, é uma fase rica em sensações e também em dúvidas. Na questão do bronzeamento todos os cuidados devem ser tomados, mesmo quando está em causa o uso de bronzeamento natural. Os cuidados com o sol devem ser ainda mais persistentes e o uso de um protector solar com nível elevado de protecção é também neste caso indispensável.

No caso do bronzeamento artificial, o solário por todos os riscos que inclui está fora de questão durante a gravidez. Optando por bronzear-se através do  jet bronze ou de aplicação de autobronzeador, não se esqueça de consultar previamente o seu médico.

Lembre-se que esta é uma fase transitória, em que o importa é cuidar do bebé que está em processo de formação e crescimento.

Comentários recentes...

2 thoughts on “O Bronzeamento e a Gravidez

  1. jaqueline

    Eeu trabalho com broze e tenho uma cliente q ja esta de 8meses ela pode fazer o brozeamento

  2. Débora Lobo

    Oi meu nome é Debora sou brasileira nunca estive tão branca na minha vida , gostaria de fazer o bronzeamento pois tbm estou grávida está surgindo estrias na minha barriga e eu morena fica melhor pra mim pois vou fazer um book na praia e não quero estar branca de jeito algum tem como achar vcs ????