Protetores Solares - Utilização no verão e sempre!

Protetores Solares

Protetores Solares

Protetores Solares

No mercado da estética existe uma enorme variedade de protetores solares e contrariamente à ideia ainda enraizada, estes devem ser usados durante todo o ano e não apenas na época de verão, em que a exposição solar é maior.

No inverno continua a existir uma incidência dos raios ultravioletas UVA e UVB sobre a nossa pele, embora numa escala mais baixa. Mesmo com a diminuição destes, os raios ultra violetas continuam a chegar e a penetrar na pele, podendo provocar lesões pré malignas, o envelhecimento precoce da pele, assim como, a perda de elasticidade, o aparecimento de rugas finas e manchas ou mesmo o cancro de pele.

Daí que o protetor solar deva ser usado diariamente, em todas as estações do ano.

Na generalidade, os protetores solares servem para proteger a nossa pele da exposição diária aos raios solares, funcionando como uma espécie de barreira invisível. uma segunda pele. Na sua constituição possuem substâncias que têm como função absorver a energia luminosa do Sol.

Hoje em dia, além da função de defesa, a maioria dos protetores solares tem já uma componente hidratante, conseguindo assim num só produto dois efeitos extremamente benéficos para a manutenção da pele.

Protetor solar ou bloqueador solar

No mercado existem disponíveis cremes solares com funções diferentes, vejamos a diferença entre protetor e bloqueador solar.Os bloqueadores solares são recomendados para pessoas de peles extremamente claras e sensíveis ou para regiões específicas do corpo, que sofreram uma intervenção cirúrgica ou que estejam sujeitas a tratamento de manchas na pele.

Estes possuem na sua composição dióxido de titânio e óxido de zinco, extremamente eficazes na reflecção solar, o que impede que a pele fique morena.

Já os protetores solares absorvem as radiações, tornando-as inofensivos para a pele mas permitindo que exista uma combinação entre o oxigénio e a melanina da pele, o que produz o tom bronzeado a esta. Estes são aconselhados para situações em que o utilizador não tem qualquer problema de pele, pois é do conhecimento de todos que quando devidamente protegidos é até benéfico apanhar sol, uma vez que este estimula a produção de vitamina D importante na absorção do cálcio e fósforo pelo organismo.

Tipos de protetores solares

Hoje em dia existe uma série de protetores solares para as diferentes partes do corpo, que têm diferentes características e graus de proteção.

Também para o rosto se verifica uma enorme variedade, sendo que estes se adequam às características da pele, como:a cor, se é seca ou não, se está em processo de envelhecimento, se tem tendência para acne , entre outros aspetos. Existem igualmente protetores solares que apresentam tonalidades diferenciadas  e que são usados muitas vezes para disfarçar manchas, especialmente do rosto.

Os protetores solares quer sejam de corpo ou rosto existem em creme, spray e loção. No mercado português existem uma elevada gama de protetores solares com diferentes características e diferentes marcas e preços.

A Deco realizou um teste a 15 loções e leites solares, tendo eleito o Nivea Sun Protect &Bronze como o melhor de entre os analisados. O My Label Beauty, foi considerado a escolha acertada pela relação qualidade preço e o Cien a escolha mais económica.

Para o rosto e como já falamos ele deve ser escolhido de acordo com as características da sua pele. No entanto, deixo algumas marcar disponíveis no mercado: Protetor Solar Caudalei anti-idade, Spray Solar UVA/UVB 50+ da Clarins, Protetor Solar da L´Óreal Hidratação Efeito Gelo, com SPF2, Protetor solar Facial Nivea Sun, entre outros.

Proteja-se seja verão ou não!

Comentários recentes...