Roupas com FPS: As Melhores Aliadas Contra a Radiação Solar

Roupas com FPS: As Melhores Aliadas Contra a Radiação Solar

Roupas com FPS: As Melhores Aliadas Contra a Radiação Solar

Roupas com FPS: As Melhores Aliadas Contra a Radiação Solar

O sol e as consequências derivadas dos raios UVA e UVB são uma preocupação crescente entre nós, sobretudo no que respeita às crianças e pessoas com pele mais clara. Chapéus, protetor solar e roupa para cobrir o corpo são essenciais, mas será que bastam?

O erro

A verdade é que, no Verão, a tendência é vestirmos roupas frescas e claras, que são as menos indicadas para protegermos o nosso corpo, uma vez que deixam passar a claridade e a radiação solar. O ideal seria utilizarmos tecidos grossos e escuros para protegermos a nossa pele da luz solar.

A Solução: Roupas com FPS

É neste contexto que surgem as inovadoras roupas com FPS contra os raios UVA e UVB. Elas podem ser encontradas em farmácias, lojas de desporto ou em lojas especializadas online.

Tal como os protetores solares, estas roupas também têm diferentes fatores de proteção. Usualmente, encontramos roupas com FPS 30 ou FPS +50.

O segredo está na confeção do tecido e nos químicos utilizados. Os tecidos são fabricados com inúmeros micro fios de poliamida entrelaçados numa teia. Como se trata de um tecido leve, a roupa é leve e seca rapidamente. Sim, porque também existe roupa com FPS preparada para o banho! Assim, nós e as nossas crianças podemos mergulhar no mar e na piscina sem estarmos constantemente preocupadas com o perigo de retirarmos o creme protetor solar ou de nos esquecermos de o renovar ao fim de 2 horas. Obviamente que devemos continuar a fazê-lo, mas o risco de queimaduras é amplamente reduzido com a utilização de roupas com FPS.

Como é que as roupas com FPS conseguem proteger contra a radiação solar?

A solução encontrada pelos fabricantes foi aplicar um composto químico – o dióxido de titânio – com uma textura densa que bloqueia os raios UVA e UVB em cerca de 95%. Os tecidos absorvem este produto e são testados em aparelhos que simulam a radiação solar, de modo a comprovar-se que a luz não ultrapassa o tecido.

A proteção solar aplicada no tecido tem uma duração de cerca de 40 a 50 lavagens e existem já muitas roupas com outros químicos associados, como por exemplo, repelente de insetos para os amantes das caminhadas.

Comentários recentes...