Solário - Bronzeamento Artificial da Pele

Solário: Câmaras de Bronzeamento

Para quem procura uma alternativa ao bronzeamento natural, o Solário apresenta características semelhantes às da irradiação natural, promovendo um bronzeado contínuo e belo.

O que é o Solário?

Os solários, ou câmaras de bronzeamento, são aparelhos que emitem radiação UV, para dessa forma induzir o aumento de produção da melanina. Possuem diversos programas adequados aos diferentes tipos de pele e um temporizador de tempo, que faz com se desligue no tempo certo, evitando a ocorrência de queimaduras por eventual distração do ato de desligar.

Estas câmaras de bronzeamento, emitem uma irradiação invisível que bronzeia a pele e que é muito semelhante à radiação ultravioleta proveniente do sol. As diferenças devem-se, por um lado, à possibilidade de variações de intensidade dos raios ultravioletas (UV) e por outro, às diversas relações de mistura entre irradiação UV-A e UV-B. Estes dois tipos de radiações têm ações diferentes. Com a irradiação UV-A, o bronzeamento é mais superficial, desaparecendo pouco tempo depois, com a luz UV-B, obtém-se um bronzeado mais duradouro. Contudo, o efeito da irradiação UV-B só é visível alguns dias depois da visita ao Solário. Deste modo, para conseguir a intensidade de bronzeado pretendida, ao escolher um Solário tem de ter em conta a técnica utilizada nas suas câmaras de bronzeamento.

Para cada tipo de pele é usada uma determinada dose de raios UV e um tempo de tratamento específico, por isso antes de se submeter a uma sessão de Solário deve ser feito uma análise ao seu tipo de pele, fugindo assim a riscos desnecessários. Quanto mais clara é a cor da pele menor é o tempo de protecção natural  deste aos raios ultra violetas, logo a intensidade do Solário e o tempo da sessão deve ser adequado.

Que duração tem uma sessão de Solário?

Em média, cada sessão de Solário pode variar entre seis a vinte minutos, sendo gradual o aumento da sua duração e depende, além do tipo de pele, do tipo de máquina que é usada e da assiduidade com que se frequenta as sessões. Também o número de sessões necessárias para obter um bronzeado uniforme depende do modo como a sua pele vai reagir a estas técnicas, mas em média, uma pele que exposta ao sol natural bronzeia normalmente, necessita apenas de três ou quatro sessões.

Cuidados a ter com o Solário

Durante as sessões deve:

  • utilizar um protetor especificamente concebido para o bronzeamento em solários,
  • proteger os olhos com óculos apropriados (não servem os seus óculos de sol);
  • proteger o cabelo com uma touca, em caso de coloração a fim de evitar a alteração da cor produzida;
  • respeitar os períodos de exposição aconselhados ao seu tipo de pele.

SolárioSe não se fizerem sessões adicionais de manutenção, o bronzeado naturalmente desaparecerá ao fim de três a quatro semanas. Para conservar o bronzeado, são suficientes, uma a duas sessões por semana.

A grande vantagem do bronzeado em Solário é que este não desaparece pela acção da água, sabão ou gel de banho, visto que a sua acção provoca uma reacção fotoquímica da pele. Mas para que todo o processo de bronzeamento realizado por esta técnica funcione corretamente e surta os resultados esperados, deve ter alguns cuidados antes e depois da sua utilização.

Preparativos para uma sessão de Solário

Antes de cada sessão é aconselhável:

  • limpar totalmente a sua pele de resíduos de maquilhagem, perfumes e outros cosméticos,
  • evitar a ida à praia no mesmo dia;
  • não fazer Solário após ter efetuado depilação;
  • evitar fazer Solário se estiver a tomar medicamentos e/ou substâncias que aumentem a sensibilidade da pele aos raios UV, já que podem produzir reacções de hipersensibilidade indesejáveis;
  • evitar ir ao Solário dias seguidos, pois convém dar tempo para que a pele descanse, deixando pelo menos um dia de intervalo entre sessões.

A exposição deve ser intermitente e gradual. Para manter a pele saudável e prolongar o efeito do bronzeado é recomendado a utilização de um creme hidratante, especificamente concebido para aplicação “pós-solário”.

Contraindicações do Solário

Apesar de o Solário ser recomendado por dermatologistas, psicólogos e outros Técnicos de Saúde para o tratamento de acne, psoríase, osteoporose, menopausa, escassez de vitaminas, stress entre outras, nem tudo são vantagens na sua utilização.

O fato das máquinas emitirem radiações ultravioletas é uma desvantagem, visto que a exposição a estas radiações aumenta o envelhecimento precoce da pele com consequente perda de elasticidade, e aumenta também a probabilidade de desenvolver cancro de pele. Também os olhos podem ser afetados, aumentando o risco de desenvolver cataratas. Por outro lado, pode ser prejudicial, na medida em que a espessura da epiderme não acompanha a rapidez com que ocorre o bronzeamento.

Relativamente ao aparecimento de cancro, cada vez mais estudos concluem que as pessoas que frequentam os Solários têm maior risco de desenvolver melanoma, um cancro maligno da pele. Dentro dos frequentadores, o risco parece aumentar quanto maior for o tempo de exposição e o número de sessões.

Quando utilizado de forma adequado, respeitando as características naturais da pele e os procedimentos pré e pós frequência de Solário, esta técnica de bronzeamento artificial traz bons resultados para todos os amantes da pele bronzeada.

Comentários recentes...

14 thoughts on “Solário: Câmaras de Bronzeamento

  1. zaida

    trabalho em moscavide e o meu horario e complicado , gostaria de saber se ah algum sitio aqui perto para fazer solario pois o meu tempo e contado e aqui perto seria opptimo . digam algo obrigada

  2. Isabel Oliveira Post author

    Olá Zaida. Desconhecemos quem faça solário. Temos tentado contatar várias empresas e institutos de beleza de todo o país para divulgarem gratuitamente os seus serviços aqui, no nosso diretório de centros de bronzeamento, mas sem sucesso. Lamento. Beijinho, Isabel Oliveira

  3. Catarina Amado

    Bom dia,

    Preciso de uma ajuda caso seja possível.
    Têm conhecimento de algum lugar em Lisboa ou arredores onde se possa tirar a certificação para solário?

    Obrigada

  4. Catarina Amado

    Boa tarde,

    Precisava de saber se me podem ajudar a saber de algum sitio que de certificação de solário na zona de Lisboa ou arredores.

    Obrigada

    Catarina Amado

  5. Isabel Oliveira Post author

    Olá Catarina. Antes de mais obrigado pela pergunta. Infelizmente não conheço espaços com formação/certificação de Solário em Lisboa. Talvez alguém leia este comentário e ajude a encontrar. Boa sorte. Beijinho, Isabel Oliveira

  6. Isabel Oliveira Post author

    Olá Catarina. Antes de mais obrigado pela pergunta. Infelizmente não conheço espaços com formação/certificação de Solário em Lisboa. Talvez alguém leia este comentário e ajude a encontrar. Boa sorte. Beijinho, Isabel Oliveira

  7. Marina Monteiro

    Bom dia, Eu vivo no distrito de Viseu e gostava de fazer solário. Tem conhecimento de alguma clinica de estética que tenho solário aqui na minha zona?
    Obrigado

  8. Ines

    Podemos usar produtos d proteçao solar para o sol em vez de produtos especificamente usados para solarios? Como protetor solar ou mesmo bronzeador

  9. CARMINDA

    BOM DIA DESEJAVA SABER SE DAO FORMACAO DE SOLARIO E QUAL O VALOR DA FORMACAO.OBRIGADO

  10. JOSÉ FERNANDO PEREIRA DE MIRANDA

    tive um pequeno enfarte em Maio de 2015 só uma artéria foi atingida em cerca de 30% e foi-me por aspiração tirado um pequeno trombo, não tive que meter stent nem fazer mais nada, tomo a respetiva medicação para estes casos, corro todos os dias cerca de 10 kms e não posso ultrapassar os 135a 140 batimentos por minuto, nestas condições posso fazer solário duas vezes por semana?

    Obrigado